Thursday, October 12, 2006

"Estórias do Sul"

“Estórias do Sul” com Teresa Rita Lopes
Conversas a partir do livro recentemente editado no auditório da EB2,3 de Vila Nova de Cacela no dia 13 Outubro (Sexta-feira) às 21 horas

Teresa Rita Lopes, ensaísta, ficcionista e poeta, estará em Vila Nova de Cacela, no auditório da EB2,3 Infante D. Fernando, na próxima 6ªfeira, dia 13 de Outubro, pelas 21.00, para nos contar estórias ouvidas e vividas nas terras do Algarve onde nasceu.
A proposta do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António é a de um serão diferente, onde as estórias, recentemente passadas a escrito no seu livro “Estórias do Sul”, serão ponto de partida para viagens na memória dos que habitaram e habitam em Cacela, Vila Real de Santo António, Cabanas de Tavira, Faro, Alcoutim... Porque, como lembra a autora, contar estas estórias “é contar uma experiência colectiva em que muitos de nós nos contamos, em que outros escutamos, reconhecendo distanciados, estórias de personagens feitas de gente, por vezes à míngua de coisas e alimentos, quase sempre nutrida pela vivacidade partilhada.”
E se as falas de Teresa Rita Lopes nos deixarem com curiosidade de mais ouvir e ler sobre estes relatos e vivências, teremos oportunidade de levar para casa o livro editado pelas Edições Colibri (acompanhado de CD audio). Porque como escreve a autora, ”Resolvi passar para o papel muitas estórias que tenho ouvido contar ao longo da minha vida porque já não confio na transmissão oral; perdeu-se a tradição rural de contar contos, e as anedotas, de raiz urbana, geralmente em torno de casos políticos ou escândalos sociais, passam, em revoadas, sem deixar rasto escrito. Por isso me apetece tanto fixar essas estórias. A maior parte delas ouvi-as contar na minha infância e juventude, a pessoas das diferentes terras do Algarve onde, por uma razão ou outra, assentei arraiais. Contá-las é também contar-me, e talvez por isso as saboreio com tanto regalo.”

Nota biográfica
Teresa Rita Lopes nasceu e viveu no Algarve até vir para Lisboa cursar Românicas. Nos anos 60 foi obrigada a ir para Paris, onde viveu cerca de 20 anos, doutorando-se e leccionando na Sorbonne. Regressou a Lisboa, onde é professora na Universidade Nova. Como investigadora e ensaísta, tem tido particular dedicação por Fernando Pessoa e Miguel Torga. Isso valeu-lhe uns prémios: com o presente ensaio obteve o Grande Prémio de Ensaio Unicer/Letras & Letras — 1990, e pela obra Pessoa Por Conhecer recebeu o Prémio de Ensaio do Pen Club.


Participe!
Para mais informações contacte:
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Tel./Fax: 281 952 600
Email: ciipcacela@gmail.com

No comments: