Sunday, March 29, 2009

Conversa sobre plantas e usos medicinais + percurso pedestre com o Mestre José Salgueiro (3 e 4 de Abril em VRSA e Cacela)


Existiu até há bem pouco tempo, nos meios rurais, um saber empírico, transmitido de geração para geração, sobre as propriedades medicinais das plantas. Nascido no Alentejo, Mestre Zé Salgueiro, filho de trabalhadores rurais, recebeu os saberes dos ensinamentos da mãe, de virtuosos, pastores e artífices que partilhavam o universo da medicina popular. Experimentou ao longo da vida os trabalhos do campo, a venda ambulante, o ofício de sapateiro e aos 50 anos resolveu assumir as suas paixões maiores: as plantas e a poesia. Com larga experiência na colheita e utilização de ervas para fins medicinais e um conhecimento acumulado ao longo de 90 anos intensamente vividos, tem um genuíno prazer em transmitir os seus valiosos saberes.


No próximo dia 3 de Abril o Mestre José Salgueiro estará no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António, pelas 17.30, para uma conversa sobre plantas e usos medicinais. No dia seguinte, 4 de Abril, pelas 9.30, um passeio orientado pelo mestre na envolvente da aldeia de Santa Rita – o primeiro do ciclo de percursos pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, permitirá a identificação das plantas, bem como a exploração dos seus usos, na medicina e na alimentação.


Plantas e Usos Medicinais. À Conversa com o Mestre José Salgueiro
3 de Abril (sexta-feira) às 17.30
Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António
Entrada Livre


Plantas medicinais e aromáticas do barrocal e serra algarvia - Percurso pedestre
Com o mestre José Salgueiro
4 Abril
Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita (no CIIPC)
Necessária inscrição prévia


Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
As participações são gratuitas e limitadas.
Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha

Participe e divulgue!

No comments: