Friday, June 26, 2009

3º Passeio Passos Contados 2009


Continua em Junho a 3ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem "Passos Contados” com o percurso:

Constelações e antigos mitos. Observando os astros em Cacela.
Constellations and ancient myths. watching the stars in Cacela.
Com o Físico Cândido Marciano da Silva
Dia: 27 de Junho
Ponto de encontro: 21.00h em Santa Rita no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela ( antiga escola primária de Stª Rita)

O fascínio pelos pontos luminosos a que chamamos estrelas desperta mistérios das profundezas da natureza e da imaginação. Muitos dos mitos da antiguidade que se espelham nas constelações celestes do distante e inacessível infinito, ajudaram a criar a crença que as actividades humanas são reguladas pelo Cosmos. Do firmamento o homem extraiu os ciclos temporais, organizou os calendários, elegeu estrelas ou constelações que orientaram travessias por terra e por mar, fez nascer deuses e heróis. Acontecimentos astronómicos relacionam-se com elementos apelativos na paisagem - naturais (montanhas) ou construídos (megálitos) - e com o calendário festivo, sendo o Natal, Páscoa e S. João marcados pelos equinócios e solstício.
Em torno do túmulo megalítico de Santa Rita, poucos dias depois do solstício de Verão, vamos observar o pôr-do-sol, a Lua, bem como os planetas e constelações visíveis nesta altura do ano.

Passos Contados...porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.

Informações
Deverá trazer roupa quente, confortável e uma lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600

No comments: