Monday, July 27, 2009

Exposição "Interacções artísticas com o Lugar"




EXPOSIÇÃO NO CEMITÉRIO ANTIGO
INSTALAÇÃO NOS VIVEIROS DA RIA

Inauguração no dia 1 de Agosto às 19h00, no Cemitério Antigo de Cacela Velha
De 1 a 31 de Agosto de terça a domingo 21h30-24h00

O LUGAR ANIMADO – ATELIER DE ECO-ARTE E ANIMAÇÃO STOP MOTION
Em colaboração com António Pinto
De 3 a 7 de Agosto das 9h00 às 12h00

Inaugura no próximo dia 1 de Agosto, pelas 19h00, no Cemitério Antigo de Cacela Velha a exposição “Interacções artísticas com o lugar”, um projecto artístico da autoria de Paula Reaes Pinto.

Desenvolvido em Cacela Velha, este projecto consiste num evento de arte pública que integra a interacção de diversas dimensões do lugar – social, económica, política, biofísica, geográfica, histórica, cultural e ecológica, que caracterizam e determinam a vida desse mesmo lugar e prende-se, simultaneamente, com uma especificidade do mesmo – a relação do lugar com as actividades humanas e os recursos naturais locais.

Neste sentido, pretende homenagear a população de Cacela Velha que se caracteriza por uma forte relação de dependência com os recursos naturais locais. Tem também o intuito de preservar o equilíbrio entre a população local e o meio, bem como tentar valorizar a sua auto-estima, procurando sensibilizar a população para o reconhecimento da riqueza do lugar e da sua relação com ele. Contribui, por isso, para o conhecimento do lugar, para a sua dinamização, estimulando as pessoas no sentido de adquirirem uma atitude mais consciente, interventiva e criativa relativamente aos lugares onde residem e trabalham.

O projecto realiza-se em duas zonas de Cacela Velha:
- Uma, nos viveiros da ria, onde se situa uma estrutura palafítica em madeira e rede de pesca;
- Outra, no espaço do antigo cemitério, no qual se localizam: a exibição de uma vídeo-animação realizada com as crianças “locais” durante um workshop de animação e stop-motion; 9 fotografias de objectos escolhidos por residentes de Cacela Velha, expostas em “caixas de luz” e acompanhadas por depoimentos, gravados, dos residentes de Cacela Velha acerca da sua relação com os referidos objectos fotografados e, por último, uma escultura em ferro e chumbo que convida as pessoas a nela entrar e visionarem um vídeo.

A exposição estará patente até dia 31 de Agosto e pode ser visitada de terça a domingo das 21h30 às 24h00.

APAREÇA E DIVULGUE!

No comments: