Monday, June 14, 2010

Cacela ao vento



“Cacela ao Vento" – uma iniciativa que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela organiza este Verão (entre finais de Julho e finais de Setembro) na pequena aldeia histórica de Cacela Velha – pretende reunir no seu espaço público e envolvente dezenas de cataventos, moinhos de vento, caravelas, espanta-pássaros, engenhos, mais simples ou complexos, movidos pelo vento.

Pretende-se valorizar uma vertente mais tradicional destes patrimónios do vento com a colocação de cataventos produzidos por latoeiros locais no cimo dos telhados, e com a dispersão, nas zonas de jardim e próximo da ria, de moinhos de vento, caravelas, cataventos e espanta pássaros – como os que observamos frequentemente nas nossas hortas ou apoios à pesca à beira-mar –, construídos com materiais naturais e reutilizados, pela população e escolas. No núcleo histórico de Cacela Velha, valorizar-se-á uma dimensão mais criativa, através do desafio a artistas plásticos para conceberem esculturas cinéticas e engenhos movidos pelo vento.

Até ao dia 20 de Julho decorrerá um concurso de construção de cataventos, moinhos de vento, caravelas, espanta-pássaros, aberto às escolas e população em geral de todo o Algarve. As peças serão expostas em Cacela Velha e envolvente e os vencedores serão premiados com um catavento criado especialmente para a iniciativa.

Construa a sua peça e participe!!

Decorrem também nos dias 29 de Junho e 3 de Julho, das 9h30 às 12h30, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, duas Oficinas de Criatividade (29 Junho - para crianças e jovens; 3 de Julho - Para pais e filhos) associadas à iniciativa. Inscreva-se já!

No comments: