Monday, July 05, 2010

Bruxas, lobisomens e mouras. Medos nocturnos na tradição oral - Passeio de 10 Julho, 21h30, Santa Rita



Continua em Julho a 4ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso nocturno:

Bruxas, lobisomens e mouras. Medos nocturnos na tradição oral
Com o contador António Fontinha, a arqueóloga Catarina Oliveira e habitantes locais
10 Julho
Ponto de encontro: 21.30 em Santa Rita


Bruxas, lobisomens, mouras, almas do outro mundo povoam o imaginário dos medos nocturnos das populações rurais. Estórias e lendas registam encontros fugazes de homens e mulheres com estes seres em determinados dias, horas e lugares. Acontecem usualmente em espaços exteriores à aldeia, conotados com a natureza e o perigo (penedos, fontes, poços, encruzilhadas, alfarrobeiras escuras). É também em horas abertas, normalmente próximo de meia-noite, que as bruxas e os lobisomens se transformam em animais, e que as mouras saem das entranhas da terra e se deixam descobrir. Nas zonas rurais mais isoladas, onde as noites são ainda escuras como o breu, alguns destes seres encontram refúgio, permanecendo vivos nas estórias e lendas contadas de boca em boca.


Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quarta edição iremos à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; das heranças islâmicas nas formas de construir e habitar; de antigos caminhos, muros e valados; vamos durante a noite ouvir lendas sobre os antigos medos de bruxas e lobisomens; com os pés na água vamos apanhar e conhecer os bivalves da Ria Formosa; já no final do Verão vamos colher figos, e compreender a sua importância, a par da amêndoa e alfarroba, na história local; terminaremos com um percurso geológico sobre alterações no uso e ocupação do território.

Informações
Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro às 9.30 ou às 21.30, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel./ Fax: 281 952600 http://us.mc533.mail.yahoo.com/mc/compose?to=ciipcacela@gmail.com http://www.ciip-cacela.blogspot.com/
As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

No comments: