Wednesday, July 21, 2010

“Camaleões na Ria Formosa” - Conversa orientada por Inês Teixeira do Rosário, Cacela Velha, 25 Julho (Domingos)


Realiza-se no próximo dia 25 de Julho em Cacela Velha (no Largo da Fortaleza), pelas 19 horas, a conversa “Camaleões na Ria Formosa” orientada pela bióloga Inês Teixeira do Rosário.

Quase extintos na Europa, os camaleões são uma das espécies emblemáticas da Ria Formosa. A sua capacidade de mudar de cor, andar vagarosamente, pé ante pé, os seus grandes olhos, e a forma como capturaram à distância os insectos de que se alimentam, são algumas das características distintivas do camaleão.

Porque mudam de cor? Onde se abrigam? De que se alimentam? Estão mais activos de dia ou de noite? Como acasalam? Quais as principais ameaças à espécie? São algumas das questões que vão orientar a conversa entre a bióloga Inês Teixeira do Rosário e todos os curiosos e interessados (graúdos e miúdos) que se juntem a nós no próximo Domingo em Cacela Velha às 19h.

A conversa integra-se no Ciclo “Palavras sobre a ria”.

Palavras sobre a ria: como no tempo em que as pessoas se juntavam na rua, vagarosamente, para falar das coisas do mundo... É isso que procuramos recuperar: conversas que juntem memórias e reflexões sobre o futuro, sobre o que perdemos e ganhámos, sobre o que nunca será possível perder por um dia nos ter pertencido.

Aos domingos, pelo final da tarde, com os areais e as águas da península de Cacela a servir de fundo, regressam as Palavras sobre a Ria: para se falar de camaleões, de tradições orais ou de cabanas de pescadores; entre arquitecturas efémeras, conservação da natureza ou patrimónios que teimam em permanecer vivos. É esse, mais uma vez, o convite: conversarmos sobre as coisas do mundo.

Organização
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Participe! Esperamos por si!

No comments: