Sunday, June 12, 2011

Palavras sobre a Ria - "Cavalos marinhos na Ria Formosa" [Cacela Velha, 16 Junho, 18h00]


CAVALOS MARINHOS NA RIA FORMOSA

Com Jorge Palma do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve

Cacela Velha (entre a Igreja e a Fortaleza), 16 de Junho às 18h


Continuam em Cacela Velha ao final da tarde, com os areais e as águas da península de Cacela a servir de fundo, as “Palavras sobre a ria”, uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

No próximo dia 16 de Junho (quinta-feira), pelas 18 horas, Cacela Velha recebe Jorge Palma do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve para uma conversa sobre “Cavalos marinhos na Ria Formosa”.


Devido à sua morfologia particular, os cavalos-marinhos eram tidos na antiguidade como criaturas míticas, geradoras de lendas fantásticas. Este misticismo envolvente gerou em muitos povos, a crença de que estes animais possuíam qualidades mágicas e medicinais, facto que desde sempre contribuiu para a sua procura e comercialização. Esta procura e consequente captura, é também ela facilitada pelo facto de todas as espécies de cavalos marinhos conhecidas, habitarem zonas costeiras de baixa profundidade. Paralelamente, é também nestas zonas, que a acção humana mais se faz sentir, através de impactos negativos, directos e indirectos que contribuem para a redução das populações locais de cavalos-marinhos. Actualmente, as duas espécies de cavalos marinhos que ocorrem na Ria Formosa, encontram-se também elas sujeitas a fortes impactos antropogénicos, pelo que em prol não só da sua conservação, mas também da biodiversidade deste ecossistema marinho como um todo, urge que sejam tomadas medidas para a gestão e conservação deste património único em território nacional.


A conservação destas espécies é apenas viável, não só, através de um conhecimento profundo dos seus hábitos de vida, mas também, através da implementação de acções de monotorização das populações selvagens, da recuperação de habitats, de programas de reprodução em cativeiro e da identificação das fontes causadoras do seu decréscimo. Essas, são por isso, algumas das tarefas actualmente desenvolvidas por investigadores do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve com o propósito de elaborar planos viáveis de conservação das espécies de cavalos marinhos na Ria formosa.


Apareça!

No comments: